O que deve movimentar os mercados na semana, para ficar atento

Semana empresas perspectivas com feriado o que o investidor e dados semana
Patrocinado

O que deve movimentar os mercados na semana, para ficar atento. A semana será mais curta com feriados nos Estados Unidos e Brasil. Contudo, a agenda de indicadores econômicos tem números bastante aguardados, sobretudo dados de inflação. Os investidores também vão seguir de olho no noticiário político e o andamento da campanha dos presidenciáveis para o segundo turno pode vir a fazer preço.

LEIA TAMBÉM: Quem são os jogadores mais bem pagos do ano?

Na segunda-feira, as Bolsas em Wall Street estarão fechadas por conta do feriado nacional de Dia de Colombo. Mas isso não significa que a semana será tranquila para os americanos. Há uma série de indicadores de inflação previstos até sexta-feira, com destaque para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês).

E ainda, o CPI de setembro será divulgado na quinta-feira (13). A média das projeções coletadas pela Refinitv aponta para uma alta de 0,2% na comparação com agosto. Em bases anuais, o índice deve apresentar avanço de 8,1%. Na quarta (12), sai o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês).

A inflação é destaque nos mercados

Os Estados Unidos enfrentam a maior inflação em décadas e os novos dados podem influenciar em futuras decisões do BC americano sobre aumento de juros no país. No mesmo dia do PPI, o Federal Reserve divulgará a ata da última reunião de seu Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Na avaliação do UBS BB, a minuta deverá reforçar o tom hawkish dos dirigentes do Fed após a decisão de elevar os juros em 75 pontos-base na última reunião. Outra alta, de mesma magnitude, é esperada para a reunião do Fomc em novembro.

VEJA AINDA: Conheça os Bilionários Brasileiros da Saúde

“No entanto, vale lembrar que a ata contém um apanhado de visões dentro do comitê. A minuta vai, provavelmente, mostrar que muitos participantes estão preocupados com um aperto muito agressivo e um movimento muito rápido de alta de juros”, escreveram os analistas do UBS.

Desta forma, na quinta-feira à noite, os investidores vão conhecer os índices de preços ao consumidor e ao produtor na China.

sendo que, para o primeiro, o consenso Refinitiv aponta alta de 0,3% em setembro na comparação com agosto (e de 2,8% na comparação anual). Para o PPI, a média das projeções é de crescimento de 1% na comparação anual. Em uma outra matéria que deixamos o link abaixo você consegue mais detalhes sobre a economia Chinesa e o resultado esperado para quinta-feira.

LEIA AINDA: Dívida da China apresenta crescimento acentuado

Outro indicador de destaque na agenda chinesa é a balança comercial, a ser divulgada na sexta-feira (14). A expectativa é que as exportações em setembro tenham crescido 4,8%, em maior intensidade que as importações, que devem avançar em torno de 1%.

Entretanto, no Brasil, a B3 não vai funcionar na quarta (12), em função do feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida. Mas antes do descanso no meio da semana, os investidores vão conhecer o índice de preços ao consumidor (IPCA) do mês de setembro. O indicador será divulgado na terça-feira (11) e o Itaú prevê mais uma deflação, desta vez de 0,37%.

SAIBA MAIS: Presos mostram nas urnas o favoritismo pelos candidatos do PT

“A leitura deve mostrar deflação na gasolina, telecomunicações, serviços e alimentação em casa, com os cortes de preços feitos pela Petrobras em meados de agosto e setembro, além da redução de impostos e preços do leite mais baixos”, escreveu o economista Mario Mesquita. No núcleo do IPCA, a expectativa é que serviços mostrem algum alívio na margem”. O que deixa o Brasil em situação econômica bastante confortável quando comparado com o resto do mundo.

A semana no Brasil termina com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), referente a agosto. O Itaú prevê um crescimento de 0,3%.

SAIBA MAIS: Argentina tem inflação de quase 80% e população sofre

No entanto, sobre a agenda corporativa, nos EUA começa a temporada de balanços corporativos referentes ao terceiro trimestre de 2022. Os resultados saem a partir de quarta-feira, com Pepsico, e Delta Airlines, na quinta-feira.

Mas os bancos, que dão início oficialmente a temporada, divulgarão seus resultados a partir de quinta. Nesse dia, JP Morgan, Morgan Stanley, Citigroup e Wells Fargo apresentarão seus números.