Pessoas de Sucesso não dizem “estou ocupado” aponta Pesquisa de Harvard

Pessoas de Sucesso não dizem
Patrocinado

Pessoas de Sucesso não dizem “estou ocupado” aponta Pesquisa de Harvard. É extremamente comum as pessoas usarem esta frase quando querem recusar algum convite, “estou muito ocupado, tenho muito trabalho”.

Embora a frase faça algum sentido, sempre pautada no trabalho. Ela não é verdadeira, isto porque, o tempo é o bem mais precioso porque. Ao contrário do dinheiro, não podemos fazer mais dele.

E todo mundo sempre usa esta desculpa para tudo. No entanto, o que a pessoa ouve quando você faz esta afirmação é bem diferente. Ela entende, “o trabalho que estou fazendo tem mais importância que seu convite e você”.

Este tipo de mensagem espalhada constantemente pode em muito afetar seus relacionamentos em todos os níveis. E as pessoas bem sucedidas sabem disto.

Sua desculpa é tóxica ou poderosa?

Em contrapartida, pesquisadores da Harvard Business School atualmente estão iniciando o entendimento sobre o assunto. Em outras palavras, a maneira como recusamos convites sociais ou profissionais afeta nossas percepções e comportamentos interpessoais. Os dados fazem parte do estudo dos pesquisadores que você pode acessar na íntegra neste post.

O estudo foi desenvolvido com trezentas pessoas que trabalhavam considerando a situação que segue. As pessoas convidaram algum amigo para jantar e o convite foi recusado.

Algumas desculpas para a recusa do convite foram sobre dinheiro. Do tipo,“não tenho dinheiro suficiente”, outros disseram que a ocupação era uma desculpa com a resposta,“não tenho tempo”. O restante não recebeu desculpa alguma.

Com base nesta experiência os participantes acharam a desculpa do dinheiro mais confiável e aceitável. Isto porque acreditavam que o amigo provavelmente tinha menos controle pessoal sobre a circunstância que eles estavam citando como uma desculpa. O professor assistente de marketing,
Grant Donnelly, um dos principais pesquisadores do estudo, escreveu em um artigo da Harvard Business Review sobre o assunto.

Pessoas de Sucesso Cuidam dos Relacionamentos

O real objetivo do estudo é mostrar como podemos proteger nosso tempo. Sem no entanto, refletir negativamente e nossos relacionamentos.

Os relacionamentos são extremamente valiosos na construção do sucesso. Desta forma, precisam ser cuidados adequadamente. As pessoas bem sucedidas recusam convites com bases fortes de impedimento e convencem de fato sobre isto.

Você também pode se interessar por este post onde o Bilionário da cerveja explica a relação de dinheiro e felicidade.

Para recusar convites você precisa tentar ser mais honesto com a pessoa. Pensar nas interpretações que ela terá de sua recusa, de forma, que ela sempre entenda que você valoriza o tempo com ela mesmo, não podendo participar desta vez.

Se vai recusar um convite precisa ser por algo que realmente seja impeditivo. E é necessário explicar este motivo, sempre deixando claro que gostaria muito de participar.

Quando alguém lhe pede para participar de alguma coisa, ela quer saber se você a considera um investimento digno de seu tempo. E às vezes, a melhor coisa a fazer é dizer sim.

Nunca se sabe quando os destinos de vocês se cruzarão, em um sentido que a pessoa a qual teve seu convite recusado precisará ter simpatia por você. Se sua recusa foi de forma cuidadosa e honesta, o resultado será positivo.