As marcas mais valiosas do mundo. Mesmo após a marca Porsche ter caído 2% em relação ao ano de 2021, ela se manteve no topo da lista das 10 marcas de luxo mais valiosas do mundo, segundo dados da Brand Finance.
Desta forma, a Porsche lidera o ranking de marcas de luxo mais valiosas do mundo pelo quinto ano consecutivo. Sendo que a empresa abriu seu capital na bolsa de valores de Frankfurt ao final do mês de setembro de 2022.
E assim, realizou a maior oferta pública inicial (IPO, em inglês) da Alemanha em 25 anos de história, movimentando cerca de 9,4 bilhões de euros.
SAIBA TAMBÉM: O homem mais rico do mundo perdeu US$ 5 bilhões em cinco horas. Lições de investimento
Sendo que em 2018, o valor da marca Porsche era de US$ 19,05 bilhões, obtendo uma valorização de 77% até o período atual, aos US$ 33,7 bilhões.
Segundo o diretor financeiro da Brand Finance, Alex Haigh, “a nova listagem da Porsche na bolsa de valores demonstra o valor da marca de uma maneira muito visceral, parecida com o spin-off da Ferrari liderada por Sergio Marchionne anos atrás”.
Haigh ainda comenta que “fazia muito sentido extrair o valor escondido dentro do grupo Volkswagen, especialmente quando você tem uma marca de luxo icônica como a Porsche, que é tão valiosa”.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Fim de altas da Selic como organizar os investimentos
Entretanto, as top três marcas mais valiosas de luxo do mundo, segundo a lista da Brand Finance, também conta com empresas de vestuário e acessórios, como a Louis Vuitton e a Gucci.
E assim, a segunda marca na lista com o valor de US$ 23,4 bilhões, é a Louis Vuitton. A empresa teve uma valorização de 58% no último ano, em meio ao crescimento dos gastos com produtos de luxo durante a pandemia, uma vez que o período de quarentena e lockdown trouxe uma queda nos gastos com viagens e demais serviços.
LEIA TAMBÉM: Nikolas Ferreira diz que comemoração de Lula se transformará em desespero
Contudo, apesar de a Ferrari ter conseguido continuar no top 10, ela perdeu cerca de 13% no valor de sua marca, passando de US$ 9,2 bilhões em 2021 para US$ 8 bilhões este ano, em meio a migração para os veículos elétricos.
Contudo, o relatório da consultoria afirma que a Ferrari, uma das marcas de luxo mais valiosas do mundo, “busca construir seu primeiro veículo totalmente elétrico até 2025 e prevê que os veículos elétricos representem 40% de sua oferta de produtos até 2030”.
VEJA ESTA: Após vitória Tarcísio fala em “tirar projetos do papel”
Por fim, a Estée Lauder foi considerada a surpresa da lista. Isto porque, após um grande crescimento, a companhia alcançou um valor de US$ 7,9 bilhões. O relatório da Brand Finance aponta que a “Estée Lauder cresceu rapidamente este ano e recentemente se beneficiou de um aumento nas vendas de aeroportos, entre outros canais, devido à recuperação do setor global de viagens”.
A lista das top 10 marcas mais valiosas do mundo
Porsche – US$ 33,7 bilhões
Louis Vuitton – US$ 23,4 bilhões
Gucci – US$ 18,0 bilhões
Chanel – US$ 15,2 bilhões
Hermès – US$ 13,5 bilhões
Cartier – US$ 12,4 bilhões
Dior – US$ 9,0 bilhões
Rolex – US$ 8,4 bilhões
Ferrari – US$ 8,0 bilhões
Estée Lauder – US$ 7,9 bilhões