Primeiro ETF de criptomoeda do mundo esta na Nasdaq

Primeiro ETF de criptomoeda do mundo esta na Nasdaq
Patrocinado

Primeiro ETF de criptomoeda do mundo esta na Nasdaq. Trata-se de mais uma porta de entrada para investidores institucionais ao mercado de criptomoedas. Contudo, a Hashdex e Nasdaq são as empresas que saíram na frente e lançaram o primeiro ETF de criptomoedas do mundo.

Entretanto, a Hashdex é uma fintech brasileira especializada na gestão de ativos. Foi fundada em 2018 no Rio de Janeiro. Sua principal atividade é oferecer ao mercado financeiro tradicional uma forma de investir em diferentes criptomoedas, como Bitcoin, Ether e Ripple. Através de veículos de investimentos regulados ou fundo de investimento.

ETF de criptomoeda idealizado pela Hashdex e Nasdaq – Sobre a Hashdex

A Hashdex diz respeito a uma empresa de capital fechado, e começou a distribuir seus fundos no Brasil em julho de 2019. Atualmente está nas principais plataformas de investimentos do Brasil. Foi o primeiro fundo de cripto da XP Investimentos e do BTG Pactual digital. Está também presente na Easynvest, Genial Investimentos, Guide, modalmais e Órama.

No entanto, o Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF será negociado na Bolsa de Valores de Bermudas, BSX, da sigla em inglês. Em setembro de 2020, a bolsa já havia anunciado a aprovação da listagem do fundo.

Veja também: Empresário encontrado morto é acusado de pirâmide de Bitcoin

Desta forma, mesmo o ETF tendo a participação da Nasdaq em sua criação em comunicado a Hashdex explica que a escolha da Bolsa de Bermudas se deu por sua regulamentação avançada sobre criptoativos. Assim, a BSX foi a escolha mais óbvia para manter o ETF. A Nasdaq através de seu chefe de produtos e pesquisa de ativos digitais comentou sobre o lançamento. Segundo ele, Stephen Koshansky,

“Vimos um desenvolvimento na maturidade do ecossistema de criptomoedas, que pode ser explorado por um índice baseado em regras, como o Nasdaq Crypto Index. A Nasdaq trabalhou de perto com a Hashdex para criar critérios para o índice, que são objetivos na seleção de ativos para representar o mercado de criptomoedas. Eles serão filtrados e examinados por bolsas e provedores de custódia confiáveis.”

Já em relação ao retorno, em janeiro deste ano, os fundos da Hashdex superaram a valorização do Bitcoin.

Entretanto, sobre o funcionamento, o ETF vai rastrear o Nasdaq Crypto Index com a sigla, (NCI), desenvolvido em conjunto por Nasdaq e Hashdex. O índice foi projetado para representar o mercado de criptoativos. Ele seleciona criptomoedas através de rígidos critérios de elegibilidade.

Como funciona e onde negociar o ETF Nasdaq Crypto Index

Desta forma , como parte de todo o processo o NCI passará por um processo de rebalanceamento a cada três meses. O objetivo é manter o bom desempenho e representar da melhor forma o mercado de criptomoedas.

Para quem precisa entender o que é ETF, trata-se de um fundo publicamente negociado, como uma espécie de ação. Ou seja, uma cesta de ativos que tem “partes” dela negociadas abertamente.

As negociações com o ETF Nasdaq Crypto Index estão disponíveis para investidores brasileiros por meio de três fundos que a Hashdex distribui no país. Estes fundos oferecem 20%, 40% ou 100% de exposição ao ETF. Os produtos podem ser encontrados nas maiores plataformas de investimentos brasileiras, ou seja, corretoras.