Patrocinado

Em uma coletiva de imprensa realizada nos Estados Unidos na terça-feira (12), parlamentares brasileiros, liderados pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista exilado Paulo Figueiredo, lançaram um forte apelo internacional contra o que descrevem como “autoritarismo judicial e perseguição política” no Brasil. A delegação, que conta com apoio de membros republicanos do Congresso Americano, busca ampliar a conscientização sobre os desafios enfrentados pela democracia brasileira.

MAIS: Lula desmoraliza imprensa e afirma que “não existe vale carne” e riu da informação quando leu que publicaram a fala do ministro

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Governo gastou R$ 23 milhões em pesquisa de popularidade e deverá dar explicações

O Deputado Chris Smith, em discurso enfático nomeou todos os fatos do estado de exceção que assola o Brasil e prometeu providências.

Ele listou que o Brasil tem cometido inúmeras violações dos direitos humanos e da lei, cometidas pela Suprema Corte do país. Abuso político, violação de liberdade de discurso, perseguição a político de oposição, perseguição de jornalistas, banimentos de redes sociais, liberdade da mídia. “Buscarei uma resposta dos Estados Unidos”.

MAIS: TSE ignora Marco Civil da Internet para responsabilizar big techs e impõe censura

“O que vejo a Suprema Corte fazer no Brasil hoje é o oposto do estado de direito. No Estado de direito se respeita a lei e aplica igualmente a todos, deixando a política de lado Eu vejo o ministro Alexandre de Moraes usar o poder da lei de forma política para perseguir opositores políticos”, afirmou.

O deputado americano Chris Smith resumiu as preocupações apresentadas pelos parlamentares brasileiros em um documento entregue ao Congresso Americano, onde sanções serão determinadas ao Brasil Ele citou questões como a violação da liberdade de expressão e a perseguição a políticos e jornalistas nas mídias sociais.

MAIS: Congressistas e exilados brasileiros fazem denuncia sobre democracia no Capitólio Americano

Em um pronunciamento em frente ao Capitólio, o republicano afirmou que o Brasil enfrenta “questões de direitos humanos”, alegando que estas são cometidas por autoridades brasileiras em grande escala. “Essas questões incluem o uso político de procedimentos legais para perseguir a oposição política”.

VEJA: Agro desacelera sob Lula e 2024 tem redução de safra