Início Agro Cooperativas receberão incentivo do Ministério da Agricultura

Cooperativas receberão incentivo do Ministério da Agricultura

Cooperativas receberão incentivo do Ministério da Agricultura
Patrocinado

Cooperativas receberão incentivo do Ministério da Agricultura. Foi anunciado neste quinta-feira,04, medidas voltadas as cooperativas. O anúncio foi realizado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em seu twitter. Buscando melhorar as condições de venda dos associados.

Contudo as iniciativas visam fomentar o acesso a programas e estimular a venda da produção dos associados a cooperativas. Parte das iniciativas é a portaria que foi assinada alterando as regras para que cooperativas solicitem a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). O documento define quem pode ser classificado como produtor de agricultura familiar, funcionando como condição de acesso ao Pronaf e a outras políticas.

Publicidade

Entretanto, através das novas regras, associações com mais da metade de agricultores detentores de DAP ativa poderão requerer o documento. Antes a exigência era de 60% dos integrantes obedecendo essa condição.

Foi também lançado pelo Ministério da Agricultura o Programa Brasil Mais Cooperativo. O programa objetiva garantir assistência especializada aos produtores. Em outras palavras, busca auxiliar cooperativas que ainda têm dificuldade para planejar suas atividades. Contudo planejamento, no médio e longo prazos e necessitam de ações de modernização dos processos produtivos.

A ministra explicou também que a ampliação do acesso das cooperativa e associações aos mercados privados e institucionais é meta do programa. Criando ainda, parcerias entre as entidades cooperativistas e as dos governo.

Em contrapartida, Tereza Cristina anunciou também que pretende enviar à Casa Civil da Presidência da República uma proposta para que cooperativas sem o DAP Jurídica obtenham o Selo Biocombustível Social. Desta forma, esses produtores poderão vender matéria-prima para empresas com atuação na produção de biodiesel.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada