Foi determinada a suspensão da operação das atividades da Vale na barragem Dique III. A decisão foi da Justiça de Nova Lima (MG), enquanto a empresa não demonstrada a integral estabilidade e segurança da estrutura.
Na decisão da quarta-feira,20/03 a Vale deverá paralisar as atividades na barragem da Mina Abóboras (Complexo Vargem Grande, situado na Serra da Moeda). No entanto, a própria mineradora soltou comunicado afirmando que esta decisão não afeta os resultados da mesma. Visto que esta operações já estavam paralisadas.
A Justiça determinou o retorno da maior mina da Vale no Estado, com 30 milhões de toneladas/ano de capacidade, com a condição de que o governo dê as devidas autorizações para isso ocorrer. Desta forma a Vale reduziria sua capacidade paralisada para pouco mais de 60 milhões de toneladas/ano.
Os contratos futuros do minério de ferro na China sofreram leve queda nesta quinta-feira, 21/03, por expectativas do retorno das operações de Brucutu. O certificado de autorização para Brucutu já está pronto para que a mineradora o retirem, informou o Governo do Estado.