Como Conseguir Investidor para sua Ideia

Como Conseguir Investidor para sua Ideia
Entenda O que é fundamental antes de buscar um investidor
Patrocinado

Como Conseguir Investidor para sua Ideia

Diariamente recebemos pessoas pedindo ajudar para encontrar investidor para tirar sua ideia do papel. Isso é importante para que você reflita que muitas pessoas querem o mesmo que você. Portanto apenas aqueles que apresentarem um diferencial real alcançarão o objetivo.

Nenhum investidor de verdade coloca seu dinheiro em uma ideia. Eles investem em negócios palpáveis e mensuráveis. Primeiro você precisa trabalhar muito para ter algo real para apresentar a um investidor. Não é aconselhável buscar investidor para os passos iniciais do projeto.

Construa um MVP (Minimum Viable Product), que é o produto mínimo viável que serve como teste para oferecer aos potenciais clientes. Através dele obter feedback útil para futuras melhorias ou iterações. É uma forma de validar sua ideia contra um mercado real.

Ter um MVP lhe permite investir o mínimo de recursos para maximizar o seu aprendizado. Muitos trabalham em uma ideia monumental e gastam toneladas de tempo com a um produto complexo. E só então percebem que não há ajuste de produto / mercado (product market fit). É importante reunir o máximo de dados e feedbacks de seus clientes. Com intuito de interagir e mudar de rumo alinhando algo que as pessoas realmente querem.

Como saber se Encontrou o Modelo Certo

Como saber se atingiu o produto/ajuste de mercado? Se questionar os clientes que atualmente usam o seu produto e cerca da metade deles indicarem que ficariam “muito decepcionados” se não pudessem continuar a usar o seu produto.

Assim você alcançou o santo graal de um produto, construiu algo que é um “must-have”. Durante a fase de MVP e na fase de ajuste de produto/mercado, você deve fazer todo o possível para manter os custos baixos. Pois é provável que você ainda não tenha um investidor. Pois esta testando o que irá oferecer a ele.

É fundamental que o empreendedor saiba suportar os momentos iniciais do negócio enquanto sobrevive com a menor quantidade de dinheiro possível. Em alguns casos pode ser necessário tocar em suas economias. Talvez precise recorrer a dinheiro de amigos e familiares.  Todos os passos anteriores devem ser seguidos antes de chegar aos investidores profissionais.

Se durante a sua fase de ajuste de produto/mercado, o produto começa a decolar. Há indicações claras de que existe uma demanda enorme para o que você está construindo,. Então recorrer a um investidor faz sentido.

Tenha cuidado com a ansiedade e a pressa em decolar rápido.  De acordo com relatório Startup Genome, que analisa poque Startups fazem sucesso.  Startups precisam de duas a três vezes mais tempo para validar o seu mercado do que a maioria dos fundadores imaginam. Esta subestimação cria a pressão para escalar prematuramente.