Demanda de níquel crescente enquanto Vale vende mina do metal. A demanda por níquel, utilizado na fabricação de aço inoxidável, deve crescer rapidamente devido à demanda por baterias para veículos elétricos. Contudo, foi anunciado nesta quinta-feira, 04, os novos termos para a venda do negócio de níquel da Vale em Nova Caledônia.
Desta forma, partidos políticos de Nova Caledônia chegaram afirmaram que incluíram uma proposta para que o território francês mantenha fatia majoritária no ativo. E assim, realizaram uma tentativa de resolver disputas em torno dos planos de desinvestimento da mineradora brasileira.
Portanto, a venda esta ligada a decisão da Vale no ano passado de sair de sua operação de mineração e processamento de níquel no território francês no Pacífico. O negócio deve ser concluído para um consórcio incluindo a trading suíça Trafigura. A intenção na época recebeu forte oposição de grupos que lutam por independência.
No entanto, pelo acordo firmado nesta quinta, líderes tanto de partidos pró-independência quanto de aliados dos legalistas propuseram que uma fatia de 51% nas operações da Vale fique sob propriedade de autoridades de províncias de Nova Caledônia e outras entidades locais.
Sendo assim, a Trafigura teria 19% no ativo, menos que os 25% planejados no negócio inicial com a Vale sobre a venda.
A Tesla de olho no mercado de níquel
Contudo, um comunicado divulgado por partidos políticos de Nova Caledônia também mencionou uma “parceria técnica e industrial” com a Tesla. No comunicado menciona que a fabricante de carros elétricos poderia obter matérias-primas para baterias.
Em contrapartida, um porta-voz da Trafigura afirmou, “estamos ansiosos para retomar as operações e para a conclusão final da transação o mais rápido possível”. Entretanto, é importante saber que a Nova Caledônia é a quarta maior produtora de níquel do mundo, atrás de Indonésia, Filipinas e Rússia
Onde fica Nova Caledônia?
Nova Caledônia esta localizada na oceania, é um território francês que abrange dezenas de ilhas no sul do Oceano Pacífico. Por esta razão, o arquipélago é conhecido por suas praias com palmeiras.
E ainda, por ter uma das maiores lagoas do mundo, com 24.000 km² e uma vida marinha diversificada. Uma imensa barreira de corais cerca a ilha principal, Grande Terre, destino conhecido para a prática de mergulho. A capital, Nouméa, tem restaurantes de inspiração francesa além de lojas de luxo.