Brasil tem recorde de entrada de dólares segundo BC

Brasil tem recorde de entrada de dólares segundo BC
Patrocinado

Brasil tem recorde de entrada de dólares segundo BC. No entanto as remessas de brasileiros que vivem no exterior para familiares no Brasil têm batido recordes. Em setembro, foram registradas 293 milhões de dólares de receitas de transferências pessoais.

A informação é do Banco Central, BC. Esse foi o maior volume para o mês de setembro, na série histórica, iniciada em 1995. Em setembro de 2019, as transferências somaram 248,6 milhões de dólares.

Contudo, de janeiro a setembro deste ano, foram 2,407 bilhões de dólares enviados para o Brasil, crescimento de 11,6% em relação a igual período de 2019. Segundo o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, o dólar mais caro faz com que o dinheiro convertido em reais no Brasil represente um volume maior de recursos. Ele diz que isso pode incentivar os brasileiros no exterior a mandarem mais dólares para o país.

No entanto, a alta do dólar desestimula o envio de recursos do Brasil para o exterior. Em setembro, essas transferências chegaram a 128 milhões de dólares. O que significa uma queda de 18,9% na comparação com o mesmo mês de 2019. No acumulado do ano até setembro, o valor chegou a 1,065 bilhão de dólares significa um recuo de 31,1% contra igual período de 2019.

Entretanto, a maioria das transferências que vêm para o Brasil são dos Estados Unidos. Neste setembro, o volume chegou a 147,2 milhões de dólares. Outros 57 milhões de dólares vieram do Reino Unido, 17 milhões de dólares de Portugal, 9,8 milhões de dólares da Espanha, 7,7 milhões da Itália e 7,6 milhões de dólares do Japão.