Pessoas de Sucesso não dizem “estou ocupado” aponta Pesquisa de Harvard

Pessoas de Sucesso não dizem "estou ocupado" aponta Pesquisa de Harvard
Patrocinado

Pessoas de Sucesso não dizem “estou ocupado” aponta Pesquisa de Harvard. É extremamente comum as pessoas usarem esta frase quando querem recusar algum convite, “estou muito ocupado, tenho muito trabalho”.

Embora a frase faça algum sentido, sempre pautada no trabalho. Ela não é verdadeira, isto porque, o tempo é o bem mais precioso porque. Ao contrário do dinheiro, não podemos fazer mais dele.

E todo mundo sempre usa esta desculpa para tudo. No entanto, o que a pessoa ouve quando você faz esta afirmação é bem diferente. Ela entende, “o trabalho que estou fazendo tem mais importância que seu convite e você”.

Este tipo de mensagem espalhada constantemente pode em muito afetar seus relacionamentos em todos os níveis. E as pessoas bem sucedidas sabem disto.

Sua desculpa é tóxica ou poderosa?

Em contrapartida, pesquisadores da Harvard Business School atualmente estão iniciando o entendimento sobre o assunto. Em outras palavras, a maneira como recusamos convites sociais ou profissionais afeta nossas percepções e comportamentos interpessoais. Os dados fazem parte do estudo dos pesquisadores que você pode acessar na íntegra neste post.

O estudo foi desenvolvido com trezentas pessoas que trabalhavam considerando a situação que segue. As pessoas convidaram algum amigo para jantar e o convite foi recusado.

Algumas desculpas para a recusa do convite foram sobre dinheiro. Do tipo,“não tenho dinheiro suficiente”, outros disseram que a ocupação era uma desculpa com a resposta,“não tenho tempo”. O restante não recebeu desculpa alguma.

Com base nesta experiência os participantes acharam a desculpa do dinheiro mais confiável e aceitável. Isto porque acreditavam que o amigo provavelmente tinha menos controle pessoal sobre a circunstância que eles estavam citando como uma desculpa. O professor assistente de marketing,
Grant Donnelly, um dos principais pesquisadores do estudo, escreveu em um artigo da Harvard Business Review sobre o assunto.

Pessoas de Sucesso Cuidam dos Relacionamentos

O real objetivo do estudo é mostrar como podemos proteger nosso tempo. Sem no entanto, refletir negativamente e nossos relacionamentos.

Os relacionamentos são extremamente valiosos na construção do sucesso. Desta forma, precisam ser cuidados adequadamente. As pessoas bem sucedidas recusam convites com bases fortes de impedimento e convencem de fato sobre isto.

Você também pode se interessar por este post onde o Bilionário da cerveja explica a relação de dinheiro e felicidade.

Para recusar convites você precisa tentar ser mais honesto com a pessoa. Pensar nas interpretações que ela terá de sua recusa, de forma, que ela sempre entenda que você valoriza o tempo com ela mesmo, não podendo participar desta vez.

Se vai recusar um convite precisa ser por algo que realmente seja impeditivo. E é necessário explicar este motivo, sempre deixando claro que gostaria muito de participar.

Quando alguém lhe pede para participar de alguma coisa, ela quer saber se você a considera um investimento digno de seu tempo. E às vezes, a melhor coisa a fazer é dizer sim.

Nunca se sabe quando os destinos de vocês se cruzarão, em um sentido que a pessoa a qual teve seu convite recusado precisará ter simpatia por você. Se sua recusa foi de forma cuidadosa e honesta, o resultado será positivo.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada